De acordo com um estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria no ano passado, o Brasil precisará qualificar cerca de 9,6 milhões de trabalhadores para […]
De acordo com um estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria no ano passado, o Brasil precisará qualificar cerca de 9,6 milhões de trabalhadores para operarem nas indústrias e serem capazes de atender às demandas existentes até 2025. Atualmente, o país encontra alguns obstáculos diante disso, visto que, a partir do volume numérico apresentado, cerca de 2 milhões desses trabalhadores não possuem nem mesmo uma formação inicial no setor industrial até o momento.
Diante dos dados apresentados, é possível observar que o Brasil ainda oferece alguns desafios para a qualificação. Além do número de trabalhadores que precisam obter conhecimento da área a partir do zero, cerca de 7,6 milhões precisam de atualização diante das inovações do setor industrial.
Outra questão que se mostra como um obstáculo para a qualificação dos trabalhadores é a falta de uma gestão adequada para a produção.
Por mais que a qualificação dos profissionais da indústria ainda seja um desafio para os gestores de algumas fábricas, há diversas estratégias que podem facilitar para que você contribua com o conhecimento de seus colaboradores. Essas estratégias têm, como principal base, os treinamentos, que podem ser apresentados de diferentes maneiras, direcionados a variados setores e com os participantes que forem adequados a cada iniciativa.
Caso o seu propósito seja a qualificação de um grande setor, o treinamento pode ser oferecido a partir de um evento com palestras e workshops. Já se o objetivo é a qualificação de um pequeno grupo, é possível direcionar para que o gestor do departamento conduza o treinamento, o que também pode fazer com que os colaboradores se sintam mais à vontade para interagir e tirar dúvidas.
Outra estratégia de qualificação pode envolver a determinação de um dia e horário específico para que a equipe compareça a grandes eventos. A iniciativa de proporcionar o conhecimento aos colaboradores a partir de oportunidades de contato com máquinas e grandes inovações é essencial para tornar o aprendizado mais prático e fazer com que os saberes sejam assimilados da melhor forma.